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Para os parceiros, a estratégia de melhoria contínua é um desafio para o ciclo de vida do seu negócio

By 17 de janeiro de 2020 No Comments

Basicamente, o princípio por trás da estratégia de melhoria contínua é sempre buscar o aperfeiçoamento, seja de um produto, serviço ou para todo o ciclo de vida do negócio.

A melhoria contínua é um método usado para identificar e executar oportunidades para melhorar processos e serviços, medindo objetivamente os efeitos desses esforços ao longo do tempo.

Aprimorando a experiência do cliente, as melhorias propostas durante as ações de aperfeiçoamento, aumentam a qualidade das operações de negócio e dos serviços oferecidos aos clientes, reduzindo custos e tornando os processos mais efetivos e eficientes.

O processo de melhoria contínua pode ser aplicada a todos os aspectos da estrutura de produtos e serviços de TI, sendo utilizado para revisar e avaliar o desenvolvimento de todas as partes do ciclo de vida de um negócio.

Na prática, o processo de melhoria contínua pode ser usada para melhorar a estratégia do serviço, seu design, a operação do serviço e até mesmo o seu próprio processo de melhoria.

Podendo ser empregada para impulsionar a maturidade dos processos internos e dos serviços oferecidos de uma revenda, a melhoria contínua ajuda a gerenciar a integridade da infraestrutura tecnológica da empresa e a alinhar (e realinhar) os serviços de TI às necessidades dos negócios.

Além disso, é possível criar e promover relacionamentos colaborativos entre os gerentes de negócios e de TI, visando aperfeiçoar a conexão com os clientes, melhorando o alinhamento com as metas de negócios e ajudando a garantir que as iniciativas de melhoria contínua sejam adequadamente apoiadas e financiadas.

Processos de melhoria contínua aplicado a revendas de tecnologia

Aplicado às revendas de tecnologia, podemos nos concentrar basicamente em quatro áreas principais para o processo de melhoria contínua: revisões de serviços, avaliações de processos, inovação e monitoramento.

1.   Revisões de serviços e processos de negócio

As revisões ou análises de serviços e processos de negócio são feitas para avaliar os atuais serviços, infraestrutura de TI e procedimentos de negócio regularmente e devem revelar a necessidade de novos ou a descontinuação de um serviço existente e outras demandas de ´práticas operacionais.

Avaliações de processos

As avaliações de processo ajudam a determinar se os serviços e processos de negócio atendem às metas pretendidas. Na avaliação do processo, a equipe de TI pode avaliar métricas, estabelecer benchmarks , executar auditorias e lidar com outras avaliações.

3.   Inovação

Os adotantes de melhoria contínua de serviço e rotinas de negócio também podem definir um processo de inovação para melhorar serviços e processos com base em revisões e avaliações realizadas.

4.   Monitoramento

Já o monitoramento controla a eficácia da iniciativa e auxilia na solução de problemas e refinar as mudanças, para estabelecer as bases para a próxima rodada de revisões e avaliações.

Esses quatro processos gerais de melhoria contínua envolvem uma gama diversificada de atividades.

Por exemplo, a equipe de TI deve realizar comparações de contratos de serviço existentes com acordos de nível de serviço ( SLAs ), auditar a conformidade com regulamentos e regras de governança de negócios e pesquisar usuários sobre oportunidades de novos ou melhores serviços.

A melhoria contínua na prática

A melhoria contínua aplicada a uma revenda ou até mesmo aos clientes de um parceiro de negócios, na  prática não envolve a implantação objetiva de suas iniciativas, ou seja, a melhoria contínua não estipula como o processo de aperfeiçoamento será financiada, programada ou conduzida, ou quem está envolvido.

Esses detalhes são deixados para a organização individual. Por exemplo, os processos rotineiros de melhoria contínua identificam que uma atualização do servidor de email aumentará a disponibilidade e o desempenho do serviço de email.

Na prática, a implantação real da melhoria sugerida pode ser gerenciada por administradores de email, ou talvez envolver engenheiros ou arquitetos de TI, dependendo das tecnologias, habilidades e hierarquia da organização.

O que não é medido não é gerenciado e muito menos melhorado

As métricas geralmente cobrem detalhes das operações de TI, como utilização do processador, utilização da memória, capacidade e utilização de armazenamento, transações por segundo e latência da rede.

No entanto, elas também se aplicam aos parceiros em processo de melhoria contínua para acelerar a adoção, simplificar as renovações e facilitar as vendas adicionais nas revendas.

A exemplo do Cisco Lifecycle Advantage, é possível  aprimorar a experiência do cliente aumentando seus negócios, ao mesmo tempo que busca aperfeiçoamento no ciclo de vida do seu negócio.

Através da melhoria contínua das revendas é possível combinar análise, automação e conteúdo personalizado para permitir que os parceiros promovam a adoção e o sucesso do cliente.

Conte com a Ingram para gerenciar os relacionamentos e desenvolver engajamentos com os seus clientes, maximizando o valor que eles recebem através de seus produtos e serviços. Entre em contato com os nossos especialistas, tire suas dúvidas e vamos juntos promover a evolução estratégica do seu negócio e de seus clientes. Não perca mais tempo.

Sobre a Ingram Micro

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