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A eficiência na comunicação das revendas beneficia diretamente a experiência do cliente.

By 17 de janeiro de 2020 No Comments

Quem quer ligar para uma empresa e ficar em espera? Ou, pior, enviar um e-mail e aguardar durante muito tempo uma resposta? A eficiência na comunicação das revendas podem evitar resultados negativos no ciclo de vida do negócio e ajuda as revendas a melhorar todos os estágios da experiência do cliente.

Hoje, as plataformas empresariais de mensagens vão além do uso de bate-papo básico para suporte ao cliente. Além disso, ascensão de dispositivos móveis e aplicativos de mensagens levou os usuários a esperar tempos de resposta menores e disponibilidade sempre ativa das empresas com as quais eles interagem.

De fato, as empresas aprenderam como as mensagens podem suportar todo o ciclo de vida da experiência do cliente, incluindo marketing, descoberta de produtos, vendas, comércio, reservas e serviços.

A comunicação eficiente é um componente fundamental para qualquer estratégia para melhorar a experiência do cliente

As ferramentas de mensagens comerciais substituem os recursos tradicionais de comunicação, a exemplo dos formulários, tickets e campanhas de e-mail, e se concentram na conversa, algo profundamente humano.

Elas permitem que as empresas conversem com os clientes da mesma maneira e no mesmo local em que as pessoas conversam com suas famílias e amigos. Outro benefício da comunicação eficiente de negócios é que permite que as pessoas recebam mensagens no momento certo, sem ter que esperar em uma fila ou em espera no telefone.

Ainda pode ser pessoal, ligado à identidade de uma pessoa ou usando avatares e emojis para adicionar um elemento humano. Mais importante ainda, é onipresente. As mensagens estão disponíveis e destacadas em praticamente qualquer dispositivo do consumidor.

Mas as plataformas de mensagens comerciais devem incluir mais do que apenas texto. As revendas podem, por exemplo, usar elementos gráficos, mídias e promover a interação usando botões, widgets e outros recursos incorporados que um usuário normalmente encontraria em um aplicativo.

É essa funcionalidade dinâmica que permite às revendas ir além do suporte ao cliente e aproveitar as mensagens comerciais para vendas, marketing e muito mais. E com o avanço tecnológico, as ferramentas de IA, como os chatbots, estão se tornando predominantes e podem oferecer conversas mais personalizadas e direcionadas nos aplicativos de mensagens.

Desta forma, as mensagens são uma ótima maneira para as empresas interagirem com os consumidores, além de uma oportunidade para ter acesso a dados que podem ser analisados e utilizados em novas estratégias que possam aperfeiçoar a experiência do cliente.

Faça da ‘voz do cliente’ o pilar central da sua estratégia de melhoria da experiência do cliente

Hoje, uma estratégia de experiência do cliente incorpora a expectativa do consumidor de que as empresas, grandes ou pequenas, localizadas ao virar da esquina ou a meio mundo de distância, conheçam seus clientes da melhor forma.

Os clientes esperam que as empresas ofereçam, no momento certo, produtos, serviços e suporte que atendam às suas necessidades exatas. Eles exigem respostas rápidas e satisfatórias às suas perguntas e reclamações.

Não importa se eles compram em um dispositivo digital ou em uma loja, eles querem que a experiência do cliente seja exclusivamente personalizada e entregue sem esforço todas as vezes e em todas as plataformas.

De fato, oferecer uma experiência positiva ao cliente pode parecer um negócio em si. É preciso um grande esforço, exigindo que os canais externos de comunicação  estejam alinhados e os departamentos internos compartilhem uma visão comum dos clientes.

Por isso, a comunicação projetada para atender a expectativa do cliente não podem ser diferente em outros setores da empresa. O suporte, o produto ou serviço deve estar disponíveis quando e onde a revenda prometer que estará. Hoje, a experiência do cliente vem em primeiro lugar.

Para ajudar nesse processo de melhoria estratégica na comunicação da empresa, conte com a ajuda da Ingram. Entre em contato com os nossos especialistas, tire suas dúvidas e vamos juntos promover a evolução tecnológica do seu negócio e de seus clientes. Não perca mais tempo.

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